quinta-feira, 5 de agosto de 2010

...



Às vezes, você passa a vida inteira evitando fumar para não ter câncer de pulmão e morre de aneurisma aos 40.
Três fatos são certos:

1- Você sempre vai ter que mudar (e isso inclui todos os seus conceitos)
2- Você estar vivo é uma questão de sorte
3- A vida é descontrole
Eu estava pensando sobre o (pouco) tempo que temos na Terra, partindo do princípio que você morre e pronto, acabou. Me dei conta que passamos mais tempo tentando fugir daquilo que não nos dá prazer, do que buscando a felicidade. É como um auto-boicote. Por exemplo, você odeia o seu chefe e o seu emprego. Ao invés de procurar outro trabalho que lhe daria mais satisfação, é mais fácil ficar onde você está, reclamando do chefe e do emprego, que não lhe dão valor, etc, etc, etc.
Ou o seu namorado é incrível, um cara ótimo e, seis meses depois de casada, você acha que o amor esfriou e quer se separar. Tanto faz que se separa e, outros seis meses depois, descobre que o rapaz era o amor da sua vida, quer voltar e lá vem uma outra enxurrada de reclamações.
Eu posso dizer que já tive que inventar reclamações para participar de conversas, porque as pessoas ao meu redor estavam tão infelizes com tantas coisas, que eu tive vergonha de dizer: "olha, minha vida está boa, está ok, não ganhei na loteria, mas não posso reclamar"
Parece ridículo, mas é necessário ter problemas para se inserir socialmente. A idéia é: quem tem problemas, não está acomodado, as coisas estão girando e como o coelho de Alice, você está atrasado para o chá. É uma prova, certo?
Eu vi gente viciada destruir as coisas ao seu redor, over and over. Outra vez, ensinaram tudo errado para nós. Todo mundo disse que ser feliz era ser casado, era ter saúde, era ter 2 filhos (de preferência, um casal), ter grana no banco, carro e casa própria. Ninguém disse o que fazer quando você fica desempregado, sua mulher não te ama mais, seu nome está no SERASA e você ainda paga aluguel. Por sinal, ninguém nos ensinou que tem mãe que odeia seus filhos, assim como tem filhos que odeiam seus pais. Ninguém ensinou o que fazer quando a gente está completamente sozinho, sem amigos ou família - isso é mais comum do que gostaríamos de pensar. Aliás, você nunca teve a sensação de estar com alguém e ainda assim, estar sozinho?
Eu estou firme no pensamento que a minha felicidade é responsabilidade minha. Ninguém pode regular aquele termômetro de "calor alegre" dentro de mim, assim como é bem difícil controlar o que acontece dentro do coração das outras pessoas. Simplesmente, temos que deixar as pessoas serem o que elas são e acreditar que aquele é o melhor que elas podem dar.
A vida é incontrolável. Você ser muito rico e infeliz, você pode ter 24 anos e morrer atropelado no dia em que você se apaixona.
O importante talvez seja entender que a única regulamentação que você pode ter no curto tempo de vida que temos é que, antes de fugir como loucos daquilo que não gostamos, devemos buscar aquilo que nos faz mais feliz. E a felicidade verdadeira não vem de fora, mas do estado de espírito...


Que só nós, sozinhos, conseguimos alcançar!

0 comentários:

Postar um comentário